O princípio

Quando o assunto é finanças, existe um gigantesco número de ideias e autores a serem estudados e seguidos. Qual é a nossa proposta? No que ela se difere das dezenas de abordagens que existem?

 

Paz financeira!

 

Existem duas linhas principais de pensamento quando você olha para os livros de auto-ajuda:

– Independência financeira.

– Estratégias de enriquecimento.

Vou falar primeiro sobre essas duas abordagens e como fiquei frustrado com elas e depois falar do conceito de Paz Financeira.

O foco na Independência Financeira ajuda a pessoa a pensar em sua aposentadoria para que não dependa de ninguém. O conceito é acumular e investir o suficiente para ter uma vida confortável e livre de preocupações financeiras.

Em resumo, a pessoa determina um valor que seja compatível com seu estilo de vida e economiza o suficiente para que os rendimentos lhe paguem um salário que lhes pague um bom “salário” sem que precisem obrigatoriamente trabalhar. Sendo assim, independente financeiramente.

A minha agrura com isso é que a grande parte da população brasileira vive de mês em mês mal conseguindo pagando as contas. Mesmo quem teria condições de seguir esses planos, não o consegue por vários motivos, como: falta de organização, compulsão por consumo, dívidas, diferenças entre os cônjuges, etc.
Os materiais que focam em Estratégias de Enriquecimento levam a pessoa a buscar formas de ganhar grandes somas de dinheiro de formas criativas, como por exemplo comprando imóveis e os vendendo mais caros. A estratégia é aprender algo que alguém usou com sucesso para ficar rico.

Geralmente é um guru que ficou rico, muito rico fazendo algo no qual ele era bom, como no exemplo, na corretagem de imóveis, mas pode ser através de empreendimentos, ações da bolsa, etc.

O meu ponto de divergência aqui é que são poucos os que têm esse “tino”, essa habilidade de gerar dinheiro. A pessoa comum, mesmo que treinada, tende a perder dinheiro nessas aventuras. Comprar uma casa pagando bem abaixo do valor e depois vender acima, parece simples e tentado mas, na prática, já vi gente perder dinheiro tentando.


A Paz Financeira.

A busca pelo enriquecimento e independência financeira pode ser muito frustrante, pois imprevistos (doença, crise mundial, desemprego, etc.) podem tirar a pessoa do trilho e a jogar numa profunda insatisfação.

Quando o foco está em viver em paz com as finanças, a pessoa busca viver satisfeita com o que tem, gastar menos do que ganha, ser disciplinada com seus recursos, dividir a responsabilidade com os demais membros da família, entre outras coisas. Isso traz estabilidade e paz financeira independente de crise, desemprego e circunstâncias.

A paz financeira libera a pessoa para viver e estar pronta para enriquecer de forma equilibrada e dentro das suas possibilidades, respeitando seu tempo e suas emoções.

Buscar a Paz Financeira é o primeiro passo, mas não é tão popular quanto dizer que tenho a fórmula mágica para ficar rico ou ser independente financeiramente. No fundo, quem fica rico com livro de enriquecimento é quem vende o livro. Fica para você pensar.